O que nos motiva
Na economia mundial atual consome-se muito devido a produção em massa. Esta enorme demanda de materiais para a produção de produtos e embalagens não conseguirá ser atendida em um longo prazo pelas matérias-primas não renováveis. Para isso surgem soluções e tecnologias que apoiam o ideal da economia circular. Neste caso, os materiais podem ser recuperados em processos de reciclagem ou podem ser produzidos com a utilização de matérias-primas renováveis. Quando falamos da reciclagem de metáis, estas tecnologias já estão disponíveis em grande quantidade e a economia circular já é preferida, porém para embalagens plásticas, materiais de construção e produtos têxteis, as tecnologias e soluções já existentes no mercado não dão conta de trabalhar com a enorme demanda de resíduos gerados.
Construindo um mercado circular de matérias-primas
A equipe da RITTEC trabalha com o objetivo de criar conceitos tecnológicos, a fim de fechar o ciclo da economia circular e assim conseguir reinserir os recursos pós-consumo e pós-produção no mercado.
Fatores chaves:
- Eficiência econômica e ecológica
- Despertar o interesse social pela economia circular
- Prover uma matéria-prima secundária de excelente qualidade
No desenvolvemento de nossas tecnologias, sempre buscamos em primeiro plano uma eficiência ecológica e econômica, além de uma excelente qualidade da matéria-prima secundária recuperada. Os países subdesenvolvidos e/ou em desenvolvimento serão ajudados com as nossas tecnologias, com a finalidade de desenvolverem um pensamento mais sustentável. Proprietários de marcas, empresas de reciclagem e fabricantes de PET recebem de nossas mãos a solução para suas embalagens PET de alta qualidade.
Nossa equipe
As pessoas por trás do sucesso da RITTEC 8.0 Umwelttechnik GmbH:
Nós temos um compromisso diário com uma nova visão de economia circular.
A nossa equipe é composta por pessoas qualificadas de diferentes áreas: nós somos interdisciplinares, qualificados, experientes e temos um olhar diferente para o problema em questão. Nós possuímos não somente o conhecimento técnico, mas também a habilidade de cooperar e trabalhar juntamente com parceiros e clientes. O objetivo principal da RITTEC e de suas tecnologias é proporcionar uma solução ao mercado de embalagens e têxtil para ajudar a construir um presente e um futuro melhor.
Desde a nossa fundação, crescemos de forma contínua até os dias de hoje. Com o objetivo de ajudar a fechar o ciclo da economia circular, o nosso ramo de negócios é bem vasto e apresenta diversas oportunidades. As nossas parcerias com centros de pesquisa nos proporciona um know-how sobre novos mercados e novos possíveis parceiros que juntos queiram fazer um mundo melhor. As nossas portas sempre estarão abertas para pessoas, empresas e centros de pesquisa que estiverem interessados em ajudar a conquistar um ideal maior: Apoiar a economia circular no mundo.
História
Concessão de patente internacional
Início do projeto revolBRAS
O projeto germano-brasileiro visa estabelecer estruturas para um sistema descentralizado de coleta e reciclagem – envolvendo a tecnologia revolPET. O projeto é financiado pela iniciativa Cliente II do Ministério Federal de Pesquisa e Educação.
Empresa premiada pelo Next Economy Award 2021
A start-up RITTEC Umwelttechnik GmbH recebeu o prêmio Next Economy Award 2021 como parte do German Sustainability Award.
Patente aceita internacionalmente
O Instituto Europeu de Patentes confirma o pedido internacional de patente para a despolimerização contínua na sua competência de órgão examinador.
Produção de novos materiais de PET a partir dos monômeros reciclados
Em cooperação com um fabricante líder de PET no mercado, foi possível produzir um novo PET a partir dos monômeros recuperados em nossos processos de reciclagem.
Início do projeto de pesquisa revolTEX®
O Ministério da Economia do estado da Baixa Saxônia entrega a notificação de financiamento para o projeto de pesquisa „revolTEX®“, no qual a reciclagem de tecidos e fibras têxteis de poliéster será testada com a tecnologia já existente „revolPET®“. Os parceiros deste projeto são o Instituto de Engenharia Química e Processos Térmicos (ICTV, TU Braunschweig) e o Instituto de Química Técnica (ITC, TU Clausthal).
Inauguração de nossa planta piloto
A empresa RITTEC inaugura seu centro técnico e sua planta piloto na presença de patrocinadores, acionistas e principais representantes acadêmicos e dos ministérios de Berlim e Hanover.
Entrega da extrusora duplo parafuso
A empresa e parceira Leistritz Extrusionstechnik GmbH entrega a extrusora duplo parafuso no local do futuro centro técnico.
Estabelecimento de um conselho consultivo de acionistas
A empresa decide constituir um conselho como órgão consultivo e de apoio onde Klaus Wolff é eleito o presidente.
Início da construção da planta piloto
Pedido de uma extrusora duplo parafuso para a montagem e construção de nossa própria planta piloto.
Empresa premiada pelo Innovationspreis Niedersachsen 2018, categoria Economia
O Ministro da Economia da Baixa Saxônia, Dr. Bernd Althusmann, homenageia a empresa RITTEC Umwelttechnik com o Prêmio de Inovação da Baixa Saxônia 2018.
Primeira patente
Registro da patente para a despolimerização contínua com extrusora duplo parafuso no Departamento Alemão de Patentes e Marcas (Deutschen Patent- und Markenamt).
Avanço nos experimentos de modo contínuo para a despolimerização
Na planta piloto do fabricante da extrusora Leistritz, são realizados mais testes de despolimerização contínua de PET. O tempo de reação é reduzido para menos de 2 minutos com uma conversão de mais de 95% de PET em seus respectivos monômeros.
Descoberta de uma tecnologia contínua de despolimerização de PET
A despolimerização contínua do PET em uma extrusora é bem-sucedida. O tempo de reação é reduzido de aproximadamente 45 minutos no reator em batelada para 4 minutos na extrusora (processo contínuo).
Participação na feira de negócios IFAT
RITTEC apresenta o projeto de pesquisa "revolPET" na feira de negócios IFAT em Munique.
Início dos projetos de pesquisa
Início do trabalho de pesquisa para o desenvolvimento da despolimerização contínua do PET.
Participação das empresas NCapital e Business Angels
Para garantir o projeto de pesquisa, as empresas NCapital e Business Angels apoiam e patrocinam a empresa RITTEC Umwelttechnik.
Fundação da RITTEC Umwelttechnik GmbH
Para a realização do projeto de pesquisa "revolPET - Desenvolvimento de uma despolimerização contínua do PET", Carsten Eichert fundou a empresa RITTEC Umwelttechnik GmbH juntamente com Klaus Wolff.
Sugestão do BMBF
O BMBF recomenda o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de uma despolimerização contínua de PET para financiamento.
Pedido de financiamento para o desenvolvimento de uma tecnologia contínua de despolimerização de PET
Juntamente com o Instituto de Engenharia Química e Processos Térmicos (ICTV) da TU Braunschweig, Carsten Eichert apresentou um pedido de financiamento para o desenvolvimento de uma tecnologia de despolimerização contínua de PET.